15.3.09

Grown Up Offline

Imaginem que vos abordam com a seguinte questão: “Consideras-te da geração digital?“

Com toda a minha certeza e ingenuidade, responderia que não. Aliás, aparte do Brickmania e dos jogos a 4 cores daquele fantástico computador IBM de 1986, nunca me identifiquei muito com a componente “digital” dos tempos em que era um miúdo. No entanto, o meu primeiro contacto com a Internet foi um bocadinho diferente. Tinha eu, quê, 15 anos, provavelmente. Lembro-me que foi para um trabalho. Lembro-me também de ter ficado estupefacto quando vi a quantidade de informação sobre aquilo que desesperadamente procurava e que não encontrava (para o trabalho, claro). Eureka! Seguiu-se o mIRC. Os SMS’s a 20$. Os messageboards. E o tão afamado hi5, tinha eu 21 anos. Sim, passaram-se bons momentos "digitais", mas não os suficientes para me considerar parte de uma geração digital. Achava que os seus eleitos eram somente aqueles que desde sempre tiveram este mundo à sua mercê: os teens de agora, com os seus dialectos estranhos e meios de comunicação/socialização próprios. Mas, a partir do momento em que cresci com um computador por perto (com maior ou menor frequência), é justo que faça parte desta geração.

Grown Up Digital: How The Net Generation Is Changing Your World (Don Tapscott, 2008) é um livro que vem mostrar que a geração digital está mais que formada: segundo o autor, a Net Generation abrange todos aqueles com idades compreendidas entre os 11 e os 31 anos. Baseado num estudo de $4 milhões, em que mais de 11.000 jovens de todo o mundo foram entrevistados, o autor apresenta-o como um 2º capítulo do seu best-seller de 1997 (Growing Up Digital – The Rise of the Net Generation). Na altura, foi apenas uma especulação sobre o impacto das novas tecnologias na juventude. Agora, esta 2ª parte vem materializar essa mesma especulação.

Compreender a realidade desta geração, como funciona e quais as suas potencialidades são os desafios que se seguem. Que seja. Pessoalmente, não há nada como o cheiro de algo acabado de ser impresso.

Sem comentários:

Enviar um comentário