18.5.09

BBDO 8 vezes agência do ano

Isto é um jogo.
O jogo que eu jogo joga-se com as seguintes regras.
Há um tabuleiro onde estão anunciantes e consumidores. Os anunciantes têm marcas e produtos, os consumidores têm dinheiro. Os anunciantes querem o dinheiro dos consumidores. Os anunciantes são muitos, os consumidores são muitos mais e muito dispersos e por isso os anunciantes precisam de ajuda para se fazerem ouvir, notar, acreditar e criar relações com os consumidores para que estes lhes dêem o dinheiro em troca de produtos.
Para que isso aconteça contratam um exército de comunicadores. Esses comunicadores – as agências - têm poderes para fazer com que as marcas sejam ouvidas e por isso algum do dinheiro que os anunciantes sacam ao consumidor serve para contratar as agências com mais poderes.
Os consumidores estão à procura do melhor negócio, os anunciantes pretendem ter mais consumidores que os concorrentes e as agências querem por a sua magia à disposição do maior número de anunciantes.
Para fazer parte do exército que vai à falar aos consumidores é preciso ter magia. Os talentos destes exércitos são variados: a palavra, o design, a publicidade, a fotografia, a arte, o cinema. Para se fazer parte desta tropa de elite é preciso ser-se mágico. Há uns que parecem mágicos mas não são. Vestem-se como mágicos, falam como mágicos, mas não fazem magia nenhuma, são impostores. E há-os em todos os três grupos. Nos anunciantes há os que enganam os consumidores sacando-lhes o dinheiro, não entregando o que prometeram. Nos consumidores há os que não pagam. Nas agências há os que não fazendo magia, têm outras artes como subornar anunciantes, copiar a magia de outros e intrigar.
No fim ganham os que têm mais dinheiro porque venderam mais. Os que têm mais dinheiro porque fizerem mais e melhor magia. E os consumidores que ficaram mais satisfeitos gastando o menos possível.
Esta são as regras do jogo que eu jogo e o resultado está assim: BBDO 8, JWT 2, Brandia 1 e Partners 1.
Claro que há gente que não leva isto como um jogo mas como uma guerra confundindo o tabuleiro com a realidade. Ou às tantas sou eu que estou no meio de uma guerra e acho que se trata de um jogo. Pode ser.

Ps: Com excepção do 8 da BBDO os outros números podem não estar certos. Se for esse o caso peço desculpa e esclareço que o facto se deve à incompetência das sucessivas direcções do Clube de Criativos que não souberam até hoje executar a mais básica das tarefas que é ter os resultados dos diferentes festivais organizados para consulta. Não há uma lista nem disponível na internet nem em lado nenhum. Quando liguei a tentar saber os dados ninguém sabia. Que incompetência mais triste.

1 comentário:

  1. Tens de ser vice presidente do clube de criativos a ver se aquilo melhora...

    E já agora começa é tu a pagar aos estagiários em vez de criticar as marcas e outros que prometem e não pagam.

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