7.4.11

Impulso

A mim pediram-me para ser um camaleão. Para ser todas as coisas, uma coisa de cada vez ou várias ao mesmo tempo. Pediram-me para os convencer de que, como camaleão, poderia ser pacotes triple play, hipermercado ou depósito a prazo com taxa crescente.
Foi em 2008 que concorri ao estágio na BBDO, num impulso. CV e carta de apresentação enviados à pressa, no último dia de candidatura. Esqueci-me disto até que me lembraram que havia uma segunda fase de recrutamento. Fui e passei. Passei também as outras todas e fui um dos dez de 2008. Estou na BBDO até hoje.
Mas só hoje, porque abriram as inscrições aos estágios de 2011, me pus a pensar no que me fez concorrer, no que esteve na génese do impulso.
Pensei e concluí: foram os anúncios.
Já sabia ao que vinha. Conhecia uma então estagiária que me contou como o estágio funcionava. Saber que era (e ainda é) remunerado pesou bastante. Estar a precisar de não pensar em algoritmos, sistemas de informação e data mining também ajudou. Mas só agora é que percebo que o que me levou a atirar de cabeça, sem pensar muito, foram os anúncios. Os anúncios que a BBDO já tinha feito, que eu já tinha visto, que me deixavam de olhos fixos à televisão e que, muitas vezes, eram um oásis cinematográfico no marasmo televisivo. Eram coisas de trinta segundos com ideias e narrativas bem escritas, bem filmadas.
Se há quase três anos foi esse pequeno prazer em ver bons anúncios que me fez dar o salto, então tenho a certeza que hoje será igual. Porque bons anúncios continuam a ser feitos e o prazer de os ver não pode ter sido só meu.
É por isso que já estão abertas as candidaturas para o programa de estágios da BBDO para 2011. Não se procuram camaleões, mas procuram-se pessoas que querem sair da casca. Sair do ovo quentinho onde vivem e quebrar a casca para viver uma vida nova, durante pelo menos seis meses. Sair e experimentar ser uma das partes que contribui para fazer um bom anúncio - daqueles que são um prazer ver.
Portanto, se houver aí alguém que, como eu, sinta que isto é capaz de valer a pena, então basta enviar cv e carta de apresentação para estagios@bbdo.pt até ao dia 1 de junho de 2011. O resto logo se vê.

Sem comentários:

Enviar um comentário